sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

BLK DRAGON: MEU PROJETO DE ANIMAÇÃO

Uma das minhas mais nova empreitadas, além de recomeçar do zero com um blog, é a animação. Minha primeira tentativa foi pegar uma sequência de imagens, recortá-las e usar o Movie Maker para juntá-las num vídeo.


Nada mal para uma primeira tentativa, eu acho... Na segunda, eu já tentei algo um pouco mais ambicioso, usei o Paint Tool SAI para ir desenhando e salvando imagens novas, fazendo assim uma sequência. O resultado você pode conferir a seguir:


Adorei o resultado, saiu alguma coisa! Infelizmente, cansa demais ficar usando o mousepad do notebook pra desenhar e não vi muito futuro em tentar animar desse jeito sem as devidas ferramentas.

Em seguida, tentei entrar no maravilhoso mundo do Adobe e Flash Player... E não deu certo logo no começo! Até eu entender como funcionam todas as funções para desenhar e sair do gênero de animação "Batata Triste", eu demoraria milhares de tutorias chatos e cansativos! Sério, o tutorial do site da Adobe que eu vi me deixou assustado, o cara fez um batata triste que andava e eu simplesmente fiquei bugado vendo aquilo. Definitivamente aquelas não eram as ferramentas de animação pra mim. :o[

Depois disso, procurei um programa de animação grátis e simples que pudesse usar. Encontrei o programa de animação chamado Pencil, ele é tão leve que não precisa ser instalado, funcionando direto como um aplicativo. O estilo era realmente MUITO simples, e, sinceramente, só serve para quem quiser ficar repetindo a mesma imagem várias e várias vezes manualmente (dá pra copiar e colar, mas não funciona bem desse jeito também). Eu queria algo que fosse pelo menos no estilo do Paint Tool SAI, que possui várias ferramentas e consegue usar layers (camadas) de forma separada, ajudando a criar cenário e personagens de forma independente.

Nesse meio tempo, eu conheci o maravilhoso trabalho de Monty Oum, um americano com cara de japonês que só consegue ser resumido pela palavra: FODA. Dúvida? Segue o vídeo!


RWBY conta a história de uma realidade onde os seres humanos precisam lutar contra seres da escuridão, os Grimm, com o auxílio de um propelente natural chamado de DUST (literalmente, pó). Nesse contexto, temos Ruby Rose, a excepcional garota da capa vermelha do vídeo acima, que quer se tornar uma caçadora, trabalhando diretamente para eliminar as criaturas de Grimm. Além dela temos Weiss Schnee, Blake Beladdona e Yang Xiao Long (irmã de Ruby), juntas da chapeuzinho vermelho, elas formam o time RWBY, que estudam na academia Beacon (Farol) para se tornarem caçadoras. Mas o destino está preparando algo muito perigoso para todos os caçadores do mundo de RWBY, algo fora de proporções!

Está interessado em saber mais? Ver as duas temporadas lançadas até agora?! Sim?! Que pena! O mundo é um lugar muito injusto, no dia 1º de Fevereiro de 2015 (há 12 dias), o criador de RWBY e outras séries de sucesso no You Tube, Monty Oum, passou dessa pra melhor em plena flor da idade aos 33 anos! Eu fiquei chocado! Eu tinha acabado de conhecer o grande talento do cara e... e... talvez RWBY nunca tenha um final! Não há nada pior para um contador de histórias como eu saber que uma história nunca poderá ser terminada, isso faz a vida perder todo o sentido, como se viver fosse inútil... e eu já tenho neuroses demais pra ficar aguentando essa merda acontecer sem fazer nada! Peguei o Pencil e comecei a desenhar, desenho por desenho, no mesmo dia, fazendo o nome MONTY OUM... e descobri que a porcariazinha do programa não consegue produzir vídeos... tinha que ser! Pelo menos salvei o arquivo em modo flash para posterioridade.

Mas não esmoreci, ainda afoito para conseguir produzir animações em nome da morte de Monty Oum, procurei por um novo programa de animação e encontrei o Muvizu, um programa de animação 3D. Confesso, ele já me deu muita dor de cabeça e me faz querer gritar às vezes, mas seu jeito simples, com personagens praticamente prontos e ampla gama de customização me deixaram suficientemente satisfeito a prosseguir com o seu uso. Ele é deveras limitado nos pontos que eu julgo mais importante, como possibilitar o uso de mais de uma faixa sonora, alinhamento natural dos objetos do cenário, falta de objetos diferentes, já travou no meio de uma criação e me fez perder quase tudo, é um programa pesado para o meu notebook mais ou menos e, por algum motivo que eu desconheço, gera arquivos de vídeo enormes! O programa possui duas versões, a de graça e a paga - obviamente estou usando a gratuita e só poderei ganhar algum dinheiro com as animações se eu conseguir tirar do vazio €75 euros para comprar a outra. A maior ironia é que, se eu pudesse monetizar os videos, talvez eu pudesse comprar o programa oficialmente, mas não, o pobre aqui que se dane... Enfim, mesmo assim, ele é super fácil de usar, os comando são praticamente intuitivos, permite cortes de câmera, iluminação diferenciada, é capas de sincronizar a boca do personagem com gravações de voz, entre tantas outras coisas que ainda estou aprendendo a usar no Muvizu. Agora, finalmente, você poderá ver os dois vídeos curtíssimos que fiz do BLK DRAGON.

PROJETO: BLK DRAGON - feito no Muvizu


Aqui temos o BLK RED: MURDOCK,
ele é violento, cabeça quente e promete fazer alguns bons estragos nos vídeos,
assim que eu descobrir qual a melhor maneira de fazer isso...

Teste: BLK DRAGON - 1ª Aparição dos BLK's


Aqui, os outros BLK's aparecem em seu mundo escuro, tentando fazer contato.
GREEN: BLK GRENNY, charmosa, ágil e fatal.
PINK: BLK MADAME, forte, poderosa e hipnótica.
Yellow: BLK HORNMAN, inteligente, perspicaz e gigantesco.

Bem, é isso, já venho pensando nisso há um bom tempo e estou tentando levar isso a sério enquanto eu posso. Por quanto tempo será que um homem sem sorte consegue aguentar sendo pressionado a conseguir um emprego que provavelmente ele nunca irá gostar tanto quanto gosta de criar seus próprios mundos? o_o'

Eu não pertenço a lugar nenhum...
Até a próxima! :o]

Um comentário:

  1. Minha primeira animação também foi feita com movie maker. Era um trabalho de faculdade. Usei 20 frames por segundo. A animação ficou tão fluida que meus colegas acreditaram que eu tinha feito com flash :)

    ResponderExcluir

Dúvida, crítica ou sugestão, é só comentar!