terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CRÔNICA: O QUE É O AMOR?

O que é o amor?

Para muitos é tão simples dizer que é isso ou aquilo... Para mim não é fácil dizer, me ocorrem tantas ideias que nem ao menos consigo dizê-las sem pecar em algum momento, sem me atravessar e dizer algo que na realidade não é dessa forma. Talvez, enquanto não amamos, temos tanto amor guardado que acabamos sendo os melhores conselheiros amorosos, verdadeiros psicólogos do coração. E, no entanto, quando amamos, ou deveríamos amar, nos esquecemos de dar carinho, compreensão, de sermos ao menos educados, e então trocamos olhares de raiva e não suportamos estarmos no mesmo local que a pessoa que supostamente amamos.

O amor acaba?

Possivelmente há algo que começa, arrasa a sua vida e termina em algum momento, mas não chamemos isso de amor, deixemos o amor ser aqui aquele sentimento puro e prometido as “almas gêmeas”, as pessoas que merecem uma a outra e que são doentes uma pela outra, que sentem que o parceiro é uma extensão de si mesmo. Por quê? A resposta é simples: o amor foi banalizado, jogado de lado, o sexo é mais urgente, a paixão é mais urgente, usar alguém é mais urgente; o amor, o ato de colocar o bem de outrem em primeiro lugar, é deixado para outros tipos de situações, como trabalhar como voluntário ajudando os menos favorecidos, cuidar de parentes idosos até o fim da vida, etc.

Não há momento na vida em que mais se pense em amar do que no momento em que se está sozinho. O amor, por capricho, nasce primeiro na fantasia, no amor platônico, aquele que não é necessário estar ao lado de ninguém para existir, ele apenas está lá, te atormentando, te fazendo chorar ao ver um filme romântico que seria perfeito se não fosse pura ficção. Através dessa fagulha, acaba por nascer a paixão, o toque alvoroçado de dois corpos que se conectam e deixam de ser dois para se tornar apenas um.

...

No meio da balada, a moça de vestido vermelho olha para um rapaz bem apessoado, músculos salientes e jeito de homem forte. “Eu quero esse”, pensa ela. Os dois se apresentam rapidamente, o som da música é muito alto, os dois quase não conseguem se ouvir e se beijam pela primeira vez. Os lábios dos dois ficam juntos por horas, quase como se estivessem colados. Ele passa a mão por onde bem entende e ela quer que ele faça isso. Os dois vão para o banheiro e fazem ali mesmo, sobre a privada, naquele cubículo apertado. Os dois gemem de prazer e terminam a noite exaustos.

            — Foi bom pra você? — pergunta ele.

            — Hahah... — ri ela rapidamente. — Foi ótimo! — ela abre a bolsa, tira um cartãozinho com seu nome e telefone, e o entrega a ele, antes de se despedir com uma piscadela. — Me liga gato!

Ela o deixa sozinho, arrumando o cinto ao redor da calça. Ele se olha no espelho, sorri confiante e diz para si mesmo:

            — Ainda dá tempo de pegar mais uma!

Do lado de fora, a moça encontra um táxi passando, faz sinal para o taxista parar e vai direto para casa. Ela liga o celular e usa a câmera frontal como espelho, sendo iluminada pela luz da tela, tentando ver o quanto o batom estava borrado. Estava satisfeita, ainda sentia a adrenalina percorrer o seu corpo. Recostou a cabeça no banco, relaxando, e pensou consigo mesma: “Ter pegado AIDS foi a melhor coisa que pôde me acontecer...”.

...

O que você acabou de ler, caro leitor, é apenas uma interpretação minha de uma das várias histórias que correm por aí, uma lenda urbana, se preferir, onde um aidético percorre as festa noturnas a procura de desavisados e, de alguma forma, seja através de sexo ou até pelo uso de uma seringa, decide se vingar de cada pessoa que se pareça com aquela que a infectou com este vírus terrível. Aqui não cabe uma avaliação da minha qualidade como escritor, é apenas uma história que surgiu do andamento dos meus pensamentos a cerca do amor. O amor...

Será que o amor existe?

Não estou perguntando pelo amor dedicado as outras pessoas sem olhar a quem, que é muito bonito também; estou perguntando pelo amor entre duas pessoas, o amor que estive comentando antes de desenrolar a relação destrutiva que pode acontecer aos desavisados, aos descuidados que pregam que são capazes de amar qualquer um, quando na verdade estão usando as pessoas para saciar seus interesses sexuais. Estou falando daquela relação construída entre duas pessoas que se importam uma com a outra e que conseguem conviver bem nos momentos bons e, principalmente, nos ruins. Por algum motivo idiota, esse tipo de amor é muito pouco valorizado, é considerado “coisa de velho” envelhecer ao lado de alguém, permanecer ao seu lado e lutar para construir uma relação forte.

Lembro-me de uma história, acho que tem até um filme, em que um casal pobre quer dar um presente um para o outro. Ele tem um relógio de bolso, mas não tem a corrente para prendê-lo a calça. Ela tem belos cabelos, mas não te um pente (ou seria um prendedor, enfim) para segurá-los adequadamente. Eles então fazem uma surpresa um para o outro. Ele decide vender o relógio, para comprar um conjunto de pentes para ela. Ela decide cortar e vender os longos cabelos para comprar a corrente para o relógio dele. Não me lembro como continua a história, se eles resolveram bem o dilema que criaram ao não serem sinceros um com o outro – mesmo que diante do desejo de surpreender o companheiro; mas agora, relembrando este ato tolo e inútil, me sinto até emocionado. Os dois deram os melhores bens que tinham para alegrar um pouco a vida pobre que levavam. De certo que, fora do contesto original, eu possa estar errado quanto ao conteúdo, mesmo assim me parece uma demonstração clara de amor.

Eu não sei o porquê, mas meus pensamentos insistem em me dizer que quando eu estiver apaixonado, eu talvez mal consiga olhar diretamente em seus olhos, me sentiria mais tímido do que nunca, sentiria um prazer incomensurável percorrer o meu corpo por estar perto dessa pessoa que nem deve existir... É, você me pegou, caro leitor, eu não tenho esperanças de encontrar alguém, muito menos de ser capaz de cuidar de outra pessoa quando não sou capaz de cuidar de mim mesmo. Então, porque eu estou falando sobre esse assunto se nem ao menos tenho alguém? Como eu disse, é quando não se tem ninguém que se fica delirando de amor e se sente uma necessidade incontrolável de não estar mais sozinho...

Eu fico imaginando que poderia ser essa ou aquela pessoa, que eu estou carente e que desejo ser amado e que... e que somente se fosse amor de verdade, um milagre poderia acontecer. Infelizmente, não sou uma pessoa aberta, talvez isso devesse partir da outra pessoa, talvez eu ainda caia na ilusão de que a pessoa errada possa ser o amor da minha vida... É possível que seja puro instinto de sobrevivência querendo tomar conta de mim e me obrigar a deixar descendentes de alguma forma. Mas antes, há um último ponto que quero me questionar antes de terminar.

Você adotaria uma criança?

Eu estou inclinado a dizer que, desde que fiz 18 anos e a lei foi modificada para que se possa adotar desde os 18, vez ou outra me pego pensando nisso, na vontade de amar alguém como pai. Talvez seja apenas a idade falando que é o momento certo para ter um filho, e que tudo isso não passe de uma ilusão criado pelo instinto. Contudo, a bem da verdade, é algo bem parecido com o amor que gostaria de dedicar a outra pessoa. É tudo muito bonitinho nos meus pensamentos, admito, e que a realidade é bem mais amarga do que aparenta ser, mas, quem sabe, apesar de não estar pronto financeiramente pra sustentar a mim mesmo, eu possa estar pronto para começar a amar...

Ser sincero numa relação é a parte mais difícil, nos lembramos de ficar com raiva, de ficarmos tristes, frustrados... Mas nunca lembramos que do outro lado há uma pessoa tão machucada quanto você está, que também tem seus medos, suas loucuras, sua vontade de ser feliz... É tão difícil lembrar isso!

Existem diversos tipos de pessoas, algumas são mais fáceis de lidar do que com as outras, mas, e você? Você é uma pessoa fácil de lidar? Será que você será o primeiro a esquecer da sensação que havia no começo da relação, que você daria tudo para estar com aquela pessoa e que agora não consegue pensar em nada para fazê-la se sentir melhor?

Provavelmente...

Existem tantos maus hábitos que são cultivados no dia-a-dia que é difícil acreditar que você disse alguma verdade naquele momento de ilusão, talvez você tenha se enganado e tenha dito belas palavras ao monstro que destruiria a sua vida... Talvez você seja o monstro que destruiu a vida de alguém... Eu não sei...

A maioria das pessoas só quer cuidar da própria vida, EU só quero cuidar da minha vida, parar de me sentir triste pelas coisas que eu não tenho e deveria ter, e simplesmente acreditar que, mesmo que não haja hora certa, mesmo que eu nunca encontre ninguém para amar, que eu possa dedicar alguns momentos da minha vida e pensar direito no que significa o amor antes de estragar a vida de alguém... A última coisa que eu quero é fazer alguém que eu amo infeliz.


E pra você, o que é o amor?

...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvida, crítica ou sugestão, é só comentar!